Quando ouvimos a palavra Canícula pela primeira vez não entendemos que se trata das transições das estações do ano. Mais precisamente os últimos 20 dias de uma estação.

A Canícula se caracteriza por ter praticamente todas as estações do ano em um único dia. São aqueles dias em que não sabemos mais se fará frio, chuva ou calor.

Nessa época, nosso corpo literalmente tem dificuldade em se ajustar e com isso sofre um pouco mais.

Podemos muitas vezes achar ser apenas do aquecimento global essas transições absurdas, mas na verdade, já foi descrito há muito tempo pelos chineses.

Eles entendem que essa fase influencia diretamente nosso elemento Terra. Mais precisamente o Estômago e o Baço.

É uma época que a umidade aumenta, fazendo com que nos sintamos mais cansados e lentos. Tendemos a retenção de líquidos e a vontades de comer doces ou carboidratos.

Isso porque o Baço é responsável pelos nossos músculos e pensamentos. Quando os desgastamos demais, o doce é o que mais rapidamente repõe o estoque de energia. Aumenta-se também as queixas de mal estares gastro-intestinais.

Esse choque térmico que acabamos presenciando com as mudanças bruscas de temperatura geram dores musculares intensas. Precisamos estar atentos ao que vestimos.

Aumenta-se a quantidade de crises de coluna e grandes articulações como ombros, quadril e joelhos.

Recomendamos sempre o vestir em camadas para facilitar a remoção de peças caso aumente a temperatura e o colocar caso essa venha a diminuir. Ajudando assim o ajuste corporal.

Quando analisamos todas as estações do ano e as consequências nos nossos órgãos, vemos que o Baço tem papel chave em várias delas.

Por isso também os chineses colocaram o nome de Terra no elemento que comporta Baço e Estômago. Tudo vem da Terra e tudo volta para a Terra.

Nos alimentamos e o primeiro lugar de contato é o trato digestivo. Depois de digerido, a energia do alimento é mandada para todas as estruturas do corpo. O que não foi utilizado é eliminado pelo mesmo trato digestivo.

Quando não nos atentamos para a qualidade dos nossos pensamentos e alimentos, tendemos a uma deficiência no funcionamento desse órgão levando a sintomas como:

  • cansaço crônico
  • tendência a obesidade
  • alterações emocionais como depressão
  • distúrbios digestivos
  • distensões abdominais
  • inchaço, principalmente em pernas e pés
  • varizes
  • incontinência urinária
  • hematomas com maior facilidade
  • alteração de menstruação

 

Praticamente todos os ocidentais apresentam algum nível de desequilíbrio de Baço.

Estamos sempre correndo, preocupados e ansiosos. Não paramos para respirar atentamente. Vivemos com a adrenalina a milhão!

Isso gera um desgaste físico e emocional altíssimo.

Como lidar com isso se a sociedade está um caos e não podemos fugir para dentro de uma bolha?

A Acupuntura ensina o nosso corpo a buscar o bom funcionamento de seus órgãos e a selecionar quais estímulos prestar ou não atenção de forma intensa.

Sendo assim, conseguimos dar ferramentas de inteligência emocional para seu corpo e, portanto, vivemos de forma mais tranquila e plena.

Olhar para dentro de si e ver o que precisa ser lapidado é a melhor forma de garantir sua saúde e envelhecimento saudável.

 

Quer saber mais? Entre em contato!

 

 

 

Até breve!