Estamos em um mundo onde pessoas compram de pessoas. Aquela visão de que o nosso negócio se basta, sem olhar o cliente como amigo e que não importa muito o que ele tem a nos dizer, já caiu há muito tempo e ainda existem pessoas que não se deram conta disso. Empatia é a chave do negócio (e sempre foi).

As pessoas que nos procuram buscam experiências, buscam acolhimento e compreensão das suas necessidades. Isso em qualquer área. Apesar da realidade individualista que vivemos. Onde as pessoas estão sempre pensando em si e não nos demais.

Justamente por estarmos em um mundo onde todos querem falar e poucos ouvir, aquele que ouve atentamente já mostra ser diferente e está com a vantagem. Quem sabe quais perguntas fazer para entender o outro de maneira mais aprofundada, sabe conduzir a conversa e assim, consegue as ferramentas necessárias para que aquela pessoa queira comprar o que quer que seja.

Quando abrimos nossos negócios e empresas, sonhamos normalmente com a realização pessoal. De poder administrar nossa própria agenda, de fazer o que realmente gostamos. Ser pagos para isso.

Esquecemos ou mesmo não ligamos no começo para a parte comercial. Focamos no operacional, que é o que nos motiva.

Somos muito bons no que fazemos e, a nosso ver, nosso trabalho se vende sozinho. “As pessoas vão olhar e vão me indicar para os amigos e conhecidos”.

Nem sempre é assim. O comercial é extremamente importante. O saber conversar e lidar com as pessoas é extremamente importante.

Uma pessoa com uma expertise fora da média, mas que não seja boa no comercial jamais terá a mesma quantidade de negócios que uma pessoa mediana, mas que seja excelente no comercial.

As pessoas compram de pessoas.

 

Na área da saúde isso se torna muito mais claro. Lidamos com a dor das pessoas.

Elas querem profissionais que as olhem como indivíduo. Como um todo. Sentem falta de serem ouvidas e compreendidas.

Procuram confiança no que falamos. Confiança na nossa postura. Confiança em como vamos tratar suas dores emocionais, físicas ou mentais.

Se a empatia acontece por parte do profissional, essa pessoa naturalmente irá confiar e aderir muito mais ao tratamento.

Ela não nos procura somente porque quis. Muitas das vezes, chega até nós por necessidade.

Qual é o nosso diferencial no meio dessa multidão de profissionais que se formam a cada ano?

 

Entender isso nos ajuda a direcionar nossos trabalhos e esforços. Conseguimos que a pessoa fidelize e depois nos procure antes que um problema maior aconteça. Criamos uma conexão que vai além do óbvio.

Buscar crescimento pessoal nesse quesito de empatia é a sugestão mais assertiva que posso dar para que qualquer empreendimento que você queira fazer, dê resultado.

Siga sua intuição. Entenda que a sua essência é valiosa e lapide seu negócio para que se ajuste aos seus valores.

 

Até breve!