Nada mais chato do que ter aquela sensação de queimação no estômago característico de refluxo e azia, principalmente em momentos importantes como reuniões ou mesmo apresentações de algum trabalho.

Estudos da Federação Brasileira de Gastroenterologia aponta cerca de 70% como portadores de algum sintoma estomacal. Quando associamos questões como ansiedade e stress, esses sintomas podem piorar, isso porque liberamos mais cortisol e adrenalina, hormônios chamado de hormônios do stress e, com isso, aumenta-se a produção do suco gástrico, diminuindo a defesa natural do estômago.

Vale a pena lembrar que o stress não é de todo ruim. Em algumas situações, ele nos faz sair da zona de conforto e resolver as coisas. O problema está quando tudo nos gera a reação de “luta e fuga” (aquela reação que temos de olhar para um perigo e analisar se damos conta e brigamos, ou se achamos melhor correr e fugir). Nosso corpo passa a não saber mais a diferença entre algo passageiro de um perigo real, reagindo da mesma forma para tudo. Começamos a sofrer por antecedência, ter alterações de sono, irritabilidade aumentada, entre outras coisas.

Na Medicina Chinesa, temos ferramentas de gestão de stress que ajudam nesse controle. Conseguimos fazer seu corpo entender as diferentes situações, reagindo de forma mais saudável. Assim, os desconfortos estomacais começam a desaparecer.

Como dica caseira que ajuda não somente para refluxo e azia como também em sintomas de TPM está a seguinte receitinha:

  • 1 noz
  • 2 castanhas do Pará
  • 2 ameixas secas
  • 2 damascos
  • 3 pistaches
  • punhado (pequeno) de uva-passa (branca ou escura)

 

O ideal é comer essa porção todos os dias. Ela “tira o calor do estômago” como dizem os chineses. Facilita a digestão e ajudam no controle da ansiedade.

Evitem aumentar a dose, uma vez que são oleaginosas e naturalmente, mais calóricas.

Gosto de indicar para os pacientes, chá de hortelã. Vai super bem e já da um “conforto emocional”. Concordam?

 

 

Se gostaram e querem tentar a receita, lembre de voltar e deixar seu comentário. Vou amar saber como foi para você.

 

Até breve!