Quando pensamos em Outono, pensamos em suas maravilhosas cores. Nuances de verde com alaranjado, amarelo, marrom e vermelho.

Entendemos que é uma fase de transição, onde as folhas caem abrindo espaço para a introspecção das plantas. Preparando-se para o inverno.

Nós também funcionamos assim. Nessa época, tendemos a olhar mais para dentro. Buscar entender os processos que passamos; uma auto-analise que permite amadurecimento e transformação interior.

Começamos instintivamente a repensar as coisas que acontecem em nossas vidas e se estamos conseguindo cumprir com nossas metas para o ano corrente.

No Outono, inicia-se a queda da temperatura, ambiente mais seco e dias mais curtos.

Sendo assim, nossas noites começam a ser mais longas. Mais tempo para autorreflexão.

Olhando para a Medicina Tradicional Chinesa, entendemos que o convívio harmônico com a natureza nos permite entender os ciclos e nos prevenir de forma mais certeira às mudanças que com eles vêm.

Essa estação estimula em particular o Pulmão, que sofre com a secura do ar.

Quem nunca reparou que nessa época nossas mucosas tendem a ficar mais secas, assim como nossa pele?

Temos a necessidade de aumentar nossa hidratação, não como no verão, que fazemos pela sudorese aumentada. Aqui, nós perdemos água para o ambiente, como se ressecássemos.

Como já comentei antes, cada órgão é responsável por uma emoção.

O nosso Pulmão está intimamente ligado com a tristeza, auto-análise, reflexão interna e, consequentemente, com nossa auto-estima!

Também cuida da abertura e fechamento dos poros, sendo portanto, responsável pelos nossos mecanismos de defesa. Tanto de fatores externos como vendo e frio, quanto no controle do nosso sistema imunológico.

Afinal, por cuidar da pele e se conectar pela parte respiratória com o meio externo, consegue perceber a presença de agressores.

Pensando na Medicina Ocidental, o pulmão é entendido como uma esponja. Ele armazena o sangue quando a pressão dentro dos vasos aumenta. Isso em alguns casos específicos, principalmente em algumas alterações cardíacas.

Essa ligação acontece também na Medicina Tradicional Chinesa. Quando olhamos para o Pulmão, em outras estações, como a do verão, na qual o Baço pode ser prejudicado, vemos que a produção de edema e umidade aumenta. Quem armazena esse excesso também é o Pulmão.

A alimentação também tem papel fundamental em nosso organismo!

Ultimamente temos escutado cada vez mais a frase “faça dos alimentos o seu remédio”. Isso é mais do que correto.

Mantendo uma alimentação balanceada, muitas das afecções por mudança climática podem ser prevenidas, por gerar-se um reforço ao órgão que será alvo.

No caso do Outono e Pulmão, comer muitas comidas cruas e frias, assim como muitos alimentos gordurosos ou derivados de leite, podem aumentar mais ainda a produção de umidade e frio, consequência da deficiência do Baço. Sobrecarregando, assim nosso órgão da vez.

Vale lembrar que essa alteração de Pulmão piora os casos de rinites, sinusites, asmas e bronquites.

Uma coisa que gosto muito de citar em consultório é que nosso corpo dá sinais das mais diversas maneiras para nos avisar quando algo não está bem. A coriza pode ser sinal de um “choro da alma” que não deixamos sair e que o corpo dá um jeito de extravasar.

Dessa forma, preocupação excessiva, como o sofrimento exagerado por antecedência, pode ter o mesmo efeito em nós.

Quando percebemos uma alteração dessa e que não é tratada, nota-se uma voz mais rouca e baixa, tendência a pigarros ou tosse mais seca, coceira na garganta também é frequente. Tendência maior a introspecção.

Tratamento

O tratamento nesses casos, seria ingerir mais líquidos, de preferência mais quentes, podendo ser chás ou sopas, alimentos mais picantes como canela, gengibre e pimenta (sem excessos).

Atentar-se para as mudanças de temperatura e se proteger de forma adequada são maneiras simples de conseguir passar pelo Outono de forma saudável e conseguindo aproveitar toda a beleza que essa estação carrega.

Permite também o olhar com maior carinho para nós mesmos e devolver nossa força interior. Ajudar nossa auto-estima e a tirar nossos planos do papel, uma vez que temos a confiança em nossa força interior!

A acupuntura trabalha de forma preventiva e curativa em todas as estações, trazendo nosso organismo novamente para o equilíbrio.

Dessa forma, nossas memórias serão mais ricas de momentos belos e inesquecíveis.

 

Quer saber mais? Entre em contato e agende uma visita!

 

 

Até breve!