Difícil pensar em qual seria a minha primeira indicação de livro para abrir nossas mentes como empreendedores. Me surgiu esse livro do autor Gary Chapman, “As 5 Linguagens do Amor”.
Muitos podem se perguntar “mas porque esse?”
Vivemos constantemente rodeados de pessoas. Muitas vezes, independentemente do nosso ramo de atuação, precisamos lidar com pessoas diferentes. Com formas de pensar e agir diferentes das nossas.
Para que esse contato seja eficaz, precisamos entender muitas vezes como essa pessoa entende o mundo.
Quem é casado ou está em um relacionamento de mais tempo sabe bem o que é aquela “falha de comunicação” que muitas vezes acontece. Na qual um fala e o outro entende totalmente diferente.
Ou mesmo quando achamos demonstrar nosso amor e carinho de uma maneira clara, mas podemos ser mal interpretados e muitas vezes parecer, aos olhos do outro, negligentes.
Esse “gap” de informações pode gerar em nós uma frustração muito grande e, com isso, desgastes em qualquer tipo de relacionamento interpessoal.
Pensando nisso, gostaria de indicar como primeira leitura esse livro que aborda 5 formas possíveis de linguagem do amor.
O autor aborda de forma bem explicativa que cada pessoa funciona em uma certa frequência ou sintonia. Entende o mundo de uma forma específica.
Se a pessoa amada demonstra seu amor e carinho dentro dessa sintonia, ela se sente valorizada e amada.
Caso o faça de maneira diferente, bom…já sabemos…há frustração e sensação de desvalorização.
O que particularmente me encanta nesse livro é o fato de que muitas vezes nos esforçamos em demonstrar nosso afeto e consideração, mas se o fazemos na linguagem errada, nosso esforço é em vão.
Seria importante para o casal ou para a equipe de vendas de uma empresa, entender qual a linguagem que o outro fala e ajustar seu linguajar para que se adeque ao da pessoa em questão.
Assim como a outra pessoa busque entender e corresponder na nossa linguagem.
Facilita o relacionamento, mesmo que a primeira vista, gere desconforto por ser algo diferente do que estamos acostumados.
Tenho colocado isso em prática tanto no consultório quanto nos relacionamentos familiares. Isso para alinhar a forma como falo com a forma como a pessoa entende o que está sendo dito (afinal, na saúde é algo extremamente pessoal e precisa ser abordado de maneira clara e cuidadosa).
O resultado é incrível!
Otimizamos tempo e esforço com um retorno satisfatório para ambas as partes.
Para os que trabalham com linha de produção, lembra um pouco a otimização de tempo e recurso, assim como a metodologia Kaizen de melhoria contínua.
Precisamos estar sempre prestando atenção, aprendendo com o outro e buscando aperfeiçoar nossas vidas de dentro para fora.
Dessa forma, conseguiremos uma vida mais harmoniosa e plena.
Convido você para que leia e depois me conte suas experiências e aprendizados.
Acredito que vai gostar bastante! Boa leitura!
Até breve!