Muitos me perguntam em consultório se a Esteatose Hepática tem solução pela Medicina Tradicional Chinesa.
Particularmente, entendo que todo e qualquer sintoma que manifestemos em nossas vidas, podem ser relacionados com algum mal funcionamento.
Sendo assim, recuperando esse equilíbrio funcional, conseguimos resolver os sintomas.
Claro que isso não acontece de uma hora para outra.
Se a pessoa levou 20 anos para se cuidar, não serão 10 sessões de acupuntura que resolverão todos os seus males, mesmo porque, já teve tempo de criar muitos hábitos de vida prejudiciais.
Falando sobre os sintomas e como acontece a Esteatose Hepática, entendemos ser uma patologia do fígado na qual suas células são infiltradas por células de gordura.
Quando essas alterações não são tratadas, podemos ter casos de inflamação do órgão e, com isso, geramos possibilidade de desenvolver hepatite gordurosa, cirrose ou mesmo câncer.
Essa alteração pode ser classificada como alcoólica ou não alcoólica.
No caso da alcoólica, como o nome sugere, o fígado não consegue dar conta de filtrar a quantidade de álcool ingerido pelo indivíduo e começa a falhar. Ocorrendo morte celular e substituição por células de gordura.
Já no caso da não alcoólica, entendemos que a causa primaria seria alteração de metabolismo ou hábitos de vida inadequados.
Dentre as alterações de metabolismo, destaco a alimentação rica em carboidratos e frituras, obesidade, sedentarismo, diabetes, pressão alta (sem controle medicamentoso), perda ou ganho de peso de forma rápida (dietas restritivas sem acompanhamento).
Quando essas alterações se iniciam, os sintomas são mais silenciosos, manifestando-se como cansaço, perda de apetite, dores de cabeça ou fadiga.
Com o passar do tempo, sem cuidado, passamos a observar sinais como dor abdominal, aumento do tamanho do fígado, confusão mental (acumulo de toxinas), hemorragias, queda do número de plaquetas, ictericia, entre outros.
Ao trazer para a luz da Medicina Tradicional Chinesa, os acúmulos de células podem ocorrer por estagnação ou sobrecarga do órgão em questão.
Entendemos que o fígado, além de fazer o metabolismo das toxinas do nosso organismo, cuida da reserva de sangue, liberando-o quando estamos em exercício, assim como faz metabolismo de stress e ansiedade.
Nesse ponto que gostaria de chegar.
Nós estamos constantemente sobrecarregados, cansados mental e fisicamente, sem tempo para comer ou mesmo extravasar com atividades físicas.
Somos dominados pelo tempo, sem sermos quem o domina por meio de organização pessoal bem feita.
Normalmente, tiramos tempo do nosso auto-cuidado para ceder para coisas como clientes, transito, mídias sociais entre outras coisas.
Não cuidamos do nosso bem mais precioso: nossa saúde e bem estar mental e físico.
Quantas vezes chegamos a nos esgotar até o último fio de cabelo e mal conseguimos dormir, porque ficamos trabalhando até tarde?
Nosso corpo começa a não conseguir dar conta das coisas e com isso, entra em estado de estagnação e até falência.
Se nosso fígado pudesse falar conosco, com certeza iria entrar em greve e começar a dar sinais de que não está satisfeito com as “políticas de trabalho” às quais o temos submetido.
Avaliando os sinais de estagnação ou deficiência de funcionamento do fígado pela Medicina Chinesa, entendemos que a pessoa apresenta alteração de sono, irritabilidade, compulsão alimentar, dores musculares, entre outros.
Dessa forma, se conseguirmos trazer o metabolismo hepático e seu funcionamento energético novamente para o eixo, começamos a ter melhora dos sintomas antes relatados.
Brinco que nós não colocamos o indivíduo em uma bolha para não ter stress. Nós o ensinamos a perceber os gatilhos para seu mal estar e ai aprende ferramentas para administrar o stress que chega até ele.
Basicamente, ensinamos o que o corpo deve absorver e o que deve “apertar o botão” para ter uma melhor sanidade mental e inteligência emocional.
A Esteatose Hepática é um sinal claro de desespero do nosso organismo. Ela nos diz que precisamos de pausa.
No entanto, muitas vezes ignoramos os sinais que nos mandou antes, colocando esses alarmes no modo “soneca” e deixamos para depois e depois e depois.
Cuide da sua saúde enquanto ainda não precisou de um atestado de falência ou mesmo antes daquelas pausas mais que forçadas.
Entenda-se aqui: AVC, Infartos, Fraturas, Cirurgias de Urgência, Cânceres.
Nosso corpo fala conosco constantemente. Aprenda a reconhecer sua voz interior. O que comumente conhecemos como intuição.
Ela nos guia pelos vales verdejantes, mesmo que esse vale nos gere angustia.
Esse é o tópico para outra conversa. Como o nosso medo de mudança, ou de parar, pode nos angustiar e nos tirar da rota natural do nosso sucesso pessoal.
Entendendo que sucesso tem vários significados, de acordo com a percepção de cada um.
Fica então aqui a dica: Ouça seu corpo. Cuide do seu stress. Tenha ferramentas de descompressão (seja qual for). Faça acupuntura, Yoga, meditação, academia, corrida, o que quer que seja. Faça algo!
Dê a você o melhor presente: uma vida longa e saudável.
O caminho para o sucesso em todas as áreas de nossas vidas pode parecer longo, mas todos os caminhos se iniciam com o primeiro passo!
Até breve!