Você já parou para pensar qual a relação das estações do ano e a nossa saúde? Reparou que alguns sintomas se repetem nas mesmas épocas?

Na medicina chinesa entendemos que a mudança das estações do ano gera em nosso organismo uma adaptação natural. Quando essas mudanças acontecem de forma abrupta, não temos tempo para nos adaptar e a doença acontece. No entanto, como podemos observar nas pessoas com as quais convivemos, umas são mais afetadas que outras.

Se nosso organismo está saudável e nossa imunidade em dia, essa interferência é menor e conseguimos nos proteger com maior facilidade. Porém, quando estamos com a imunidade em baixa, adoecemos.

Nossa imunidade está intimamente ligada com nossa alimentação, ritmo de trabalho, descanso e equilíbrio mental e emocional.

Vivemos em uma sociedade que nos fornece diversos estímulos simultaneamente, gerando stress físico e mental. Trabalhamos muito, comemos alimentos que nem sempre são saudáveis, dormimos pouco e evitamos lidar com nossas emoções por falta de tempo.

Esses hábitos da vida moderna podem nos afastar do nosso equilíbrio de funcionamento. Dessa forma, quanto maior nossa consciência corporal e atenção aos sinais que nosso corpo fornece, maior nossa habilidade de mantermos nossa saúde íntegra.

Sendo assim, precisamos voltar a nos conhecer e permitir essa retomada ao ser natural. Aquele que tinha respeito por si e pelo todo, como um organismo único.

Cada estação do ano gera um sintoma mais presente.

Como primeira dica, sugiro tomar bastante chá, principalmente aqueles que nomeio “chá de vó”, que normalmente temos em nosso quintal (ou tínhamos). Entre eles, camomila, erva-cidreira e hortelã.

 

Nas próximas semanas, trabalharei cada estação com seus sintomas e maneiras simples de manter nosso corpo protegido, mantendo assim, nossa saúde em dia.

 

Quer saber mais? Entre em contato e agende sua avaliação!

 

Até breve