Quem nunca se pegou na situação de deixar para depois e depois o que devia fazer. Procrastinação de várias tarefas pelos mais diferentes motivos.

Nossa determinação inicial para um projeto nem sempre se sustenta por muito tempo.

Considero a procrastinação o verdadeiro mal do século, junto com o pensamento acelerado.

Justamente por estarmos com a mente a todo vapor, fazemos muito e ao mesmo tempo não fazemos nada!

Percebemos uma onda de pessoas que começam e não terminam estudos, dietas, academia, entre muitas outras coisas.

Não se empenham por tempo suficiente para que determinado projeto consiga dar frutos.

Quantos de nós já ouvimos aquela regra de que para ser especialista em algo, precisamos dedicar cerca de 10 mil horas para aquele tema específico. Isso é muita determinação e disciplina.

Constantemente em consultório observo pessoas que chegam para tratar a ansiedade, ou o que pensam ser ansiedade, e que na verdade se trata de um problema de foco.

Aprender o “dolce far niente” dos italianos ou mesmo o “método Pomodoro” de produtividade.

O primeiro seria saber se desligar das coisas e curtir a doçura de não fazer nada, de descansar ou mesmo o que chamamos de ócio criativo. Dar TEMPO para nossa cabeça descansar e desacelerar.

Já o segundo, seria uma forma de ajudar a focar em tarefas por blocos de tempo de 25 minutos com pausas de 5 minutos. Outro dia posso falar mais sobre esse assunto.

Nem sempre estar ocupado é sinônimo de ser produtivo.

Quando falamos de gestão de tempo, falamos de planejamento e execução de tarefas.

Trazendo para a Medicina Tradicional Chinesa, falamos de equilíbrio entre Fígado e Vesícula Biliar.

O Fígado é responsável por todo o nosso planejamento. Sonhos, metas, objetivos de curto, médio e longo prazo.

Já a Vesícula Biliar é responsável por tirar esse planejamento do papel e colocar em prática.

Sendo assim, entendemos porque as pessoas que têm um comportamento mais metódico, desses que são quase “digitálicos” olhando os mínimos detalhes, têm maior tendência a pedras na vesícula.

Elas tendem a ter menos jogo de cintura com as coisas que realmente fazem a diferença em suas vidas, prendendo-se ao pequeno, ao detalhe. Querendo ser perfeccionistas.

Nesses casos, seus planos jamais ou quase nunca saem do plano das idéias.

Pensando no funcionamento do órgão, podemos ilustrar com uma linha de produção de garrafas de leite.

Temos o planejamento da linha na qual uma maquina é responsável por pegar o leite e colocar na garrafa. Esse é o fígado.

Na ponta da esteira, está uma pessoinha sentada, cujo objetivo é ver se a garrafa está bem fechada e com liquido suficiente. Essa é a vesícula.

Imagine agora a cena: essa pessoinha fica olhando e olhando cada detalhe da garrafa e vai deixando toda a linha que está sendo produzida acumular. Só depois de meia hora troca de garrafa e assim por diante.

O caos está instalado e todo o resto começa a dar problemas. As garrafas começam a ser empilhadas para dar entrada às que ainda estão vindo.

Isso é o que acontece na produção da bile.

O fígado produz a bile para digerir os alimentos, mas não é o responsável por ver quando essa bile deve ser colocada para fora da vesícula (setor de qualidade).

Passa-se, então, a ter uma aglomeração, que chamamos de lodo biliar e depois, com o tempo, passa a se transformar em pedras na vesícula, sendo necessária sua extração por completo.

Precisamos parar de cuidar somente dos micro detalhes de nossas vidas, querendo a perfeição. É necessário, portanto, passar a usar nossa energia para colocar nossos sonhos em dia!

Tudo é possível, desde que nos planejemos para isso e façamos nossa parte por tempo suficiente.

O segredo é ser determinado o suficiente para conseguir lutar, mesmo quando as coisas vão contra nós. No entanto, saber re-visitar nosso planejamento para ver se ele ainda faz sentido.

Caso contrário, reajustar a rota e seguir andando.

Todos temos a mesma quantidade de tempo, 24h. A diferença entre sucesso e fracasso está com o uso que fazemos de cada minuto do nosso dia.

Sabendo onde queremos chegar e mapeando a melhor rota, com as informações que temos disponível, conseguimos fazer nosso Fígado e Vesícula conversarem de maneira harmoniosa e funcionar em toda sua plenitude.

Convido você a se analisar, de maneira sincera, e ver se precisa de uma manutenção na esteira da sua vida.

Será que precisa de um polimento ou de uma revisão nos índices de qualidade?

A vida é muito curta para ser desperdiçada. Muito linda para não ser apreciada. Assim como muito abundante para não ser dividida.

 

Aprenda a se conhecer de maneira clara e viva de forma plena.

A acupuntura está aqui para te ajudar nisso. Será um prazer fazer essa caminhada junto contigo!

 

 

Até breve!