Num mundo de desorganização, ter método de administração de tempo é ter sanidade mental! Evitamos a tão temida crise de Ansiedade.

Vivemos em um verdadeiro mar de informações que nos bombardeiam a todo instante. A necessidade caótica de atender a todo e qualquer “bip” do celular deixa o ser humano em estado constante de desatenção. Nossa administração de tempo deixa a desejar.

Você já se pegou parado na frente da geladeira pensando “o que vim pegar mesmo?” Pois é! Estamos com uma epidemia de mente acelerada e com pouco foco.
Queremos dar conta de tudo e todos, sem parar para analisar o que de fato tem relevância.
Pior de tudo, nossa saúde está sendo negligenciada nesse processo. Estamos cada vez mais cansados, insones e com a irritabilidade à flor da pele.

Não adianta somente falar para as pessoas “pare de se preocupar tanto” ou “você deve delegar mais”. O problema está em entender que precisamos tomar uma atitude com relação a isso.

Quando olhamos para nosso organismo, entendemos que as menores mudanças geram grandes resultados.

No post anterior, expliquei o que acontece quando estamos em estado constante de stress.

Administração adequada de tempo é a chave para conseguir melhores resultados no trabalho, assim como em todas as áreas de nossas vidas.

Tentar dar conta de tudo é o mesmo que não dar conta de nada! Gera-se distração, dispersão, estresse e, com isso, abre-se espaço para a ansiedade e sobrecarga emocional.

Nós mulheres somos as maiores vítimas desse processo, pois estamos ainda com o padrão mental de ter que dar conta de absolutamente tudo em casa. Se trabalhamos fora, essa cobrança (muitas vezes interna) aumenta expressivamente. Mesmo que ao nosso redor as pessoas nos apoiem e nos digam que querem ajudar, é difícil delegar por achar que precisamos ser sempre perfeitas.

Quero deixar 10 dicas para ajudar a organização pessoal e administração de tempo, principalmente das mulheres. Assim, conseguiremos ter tempo de qualidade para nossas famílias, amigos e para nós mesmas!

 

1) Separar tempo para organização da semana e diária 

Uma boa administração de tempo leva em conta a criação de rotinas. Isso nos ajuda a fluir melhor dentro do nosso dia e nos deixa mais tranquilas e mais produtivas. Como resultado imediato, percebemos a diminuição da exaustão física e mental que antes reduzia demais nossa criatividade.

Para que isso dê certo, precisamos de DISCIPLINA e FOCO!

Antes de tudo, precisamos colocar no papel tudo o que precisamos fazer diariamente. Olhar para cada uma das coisas com um “filtro”. Determinar o que é realmente importante, necessário ou urgente.

Importantes são aquelas tarefas que devem ser cumpridas de fato naquele dia;

Necessárias são as que precisamos fazer, mas que, caso precisemos, podemos deixar para o dia seguinte;

Urgentes, como sugere o nome, são aquelas que apareceram de última hora, mas que não podemos deixar passar; são as “apaga fogo”.

Depois que definimos isso, precisamos separar em horários. Facilita muito quando conseguimos associar duas coisas, sendo uma que use nosso mental e outra que conseguimos fazer automaticamente. Exemplo: lavar a roupa na máquina ao mesmo tempo que cozinhamos o almoço ou jantar. Não precisamos “perder tempo” olhando a máquina fazer o trabalho dela. Podemos usar o tempo do ciclo para adiantar outras coisas como lavar louça, cozinhar, separar a roupa do dia seguinte, responder e-mails ou outras tarefas que demandem curtos períodos de tempo.

O importante é perceber a energia que você economiza ao juntar e otimizar as coisas. Seu corpo agradece, já que ele não tem que passar pelo estresse de ligar e desligar a atenção várias vezes em curtos períodos de tempo. Você otimizou o seu funcionamento.

 

2) Aprender a delegar!

Muitas vezes trazemos tudo para baixo das nossas asas. Gera-se muito estresse com os prazos e com a autocrítica. Podemos achar que nunca estará perfeito. Tendo isso em mente, precisamos ressaltar que perfeccionismo dá lugar para estresse mental e ansiedade. Precisamos aprender a delegar pois assim, conseguimos focar nossa energia em coisas que realmente precisam da nossa atenção. Com certeza, ao mostrar ao outro que confiamos em sua capacidade e que, caso precise de ajuda, estaremos a disposição, geramos a oportunidade de desenvolvimento e com isso, crescemos juntos.

 

3) Cada coisa em seu lugar

Manter as coisas mais organizadas em casa ou no trabalho nos ajuda a reduzir o tempo que levamos para procurar algum item específico. Isso vale também para nossas bolsas! Quem nunca ficou imersa dentro da bolsa procurando as chaves ou alguma coisa que precisava e não achava por nada neste mundo? Pode demorar no começo, mas depois valerá a pena, pois seremos mais eficientes.

 

4) Criatividade

Gosto de falar em busca por HARMONIA e não por EQUILÍBRIO em nossas vidas, já que equilíbrio leva a noção de que as coisas precisam ter a mesma quantidade de tempo envolvido. Isso é pouco provável, levando o nosso estilo de vida atual. Já por harmonia entende-se conseguir fazer com que as coisas se combinem de forma mais fluida e saudável. Para isso, precisamos de criatividade na hora de administrar as coisas. Aproveitar a rotina que havíamos conversado antes para administrar melhor e otimizar o nosso convívio nas mais diversas áreas de nossas vidas como trabalho, família e lazer.

 

5) Minimalismo

Existe atualmente uma tendência ao MINIMALISMO. Normalmente ele está associado à moda ou decoração. Gosto de pensar que poderíamos transportar essa tendência para todas as áreas de nossa vida.

O desapego gera bem-estar físico e mental, pois ao deixar ir as coisas que já não tem tanta importância no nosso dia a dia, conseguimos fazer fluir melhor nossa energia física e mental. Isso influencia inclusive no funcionamento do nosso intestino. Para os orientais, o intestino faz a eliminação não somente das impurezas do corpo, mas também do nosso emocional. Aquelas emoções e sentimentos que ficamos remoendo, ao conseguirem ser digeridas, vão embora junto com as fezes.

Precisamos aprender a dar valor às coisas de qualidade e não somente à quantidade de coisas que temos. Isso pode ser transportado à nossa vida com relação àquela harmonia que havia comentado. Se você é uma pessoa que tem muitas coisas acontecendo no seu dia, precisa entender que a qualidade de tempo passado em cada situação é, muitas vezes, mais valiosa que a quantidade.

Se você tem filhos, vale muito mais passar 1h brincando e dando real atenção do que 3h perto, mas respondendo e-mails ou distraído com outras coisas. Isso vale para nossos companheiros e amigos.

O sinal que nosso corpo manda para sabermos que estamos começando com estresse mental alto seria a compulsão por doces! Estamos gastando muito rápido a glicose que alimenta o cérebro e precisamos de mais.

 

6) Desabafo

Procure conversar com outras pessoas sobre seu dia a dia para ter um desabafo e conseguir trocar dicas sobre essas organizações. Muitas vezes, é aquela pessoa que menos esperamos que nos dá uma sugestão de algo que fez em sua rotina e que pode funcionar para a nossa. Só tome cuidado com quem conversa. Existem pessoas que costumo chamar de “vampirizadoras”. Estão muito mais interessadas em “te sugar” e “te trazer para baixo” do que realmente te ajudar. Fuja delas.

 

7) Durma bem

Uma boa qualidade de sono ajuda e muito nossa memória e disposição. Se lembrar do desenho animado “Divertidamente”, toda vez que a personagem vai dormir, seus “companheiros emocionais” fazem com que as esferas de memória sejam direcionadas para criar as memórias de longo prazo. Isso na neurofisiologia tem um nome: Ciclo de Papez. É esse ciclo que gera nossas memórias. Logo, se não dormimos o tempo que realmente precisamos, ficamos como a Dory de “Procurando Nemo”.

 

8) Crie Rotinas

Planejamento e aprimoramento pessoal podem nos ajudar a ter mais ferramentas para uma boa gestão, não somente do tempo, mas também da nossa vida.

Ao criar as rotinas do nosso dia a dia, pensando já nas tarefas que temos que realizar na semana, não perdemos de tempo. Muito pelo contrário. Evitamos a perda de tempo com ajustes desnecessários por não ter uma noção clara das nossas tarefas.

Quando criamos essas listas de tarefas do dia, precisamos colocar metas reais para que isso não gere mais ansiedade e estresse caso não consigamos dar conta de tudo.

 

9) Aprenda Sempre

Perca o medo de errar. Tente várias vezes e não desista dessa nova forma de organização.

Como Aristóteles disse uma vez, “somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”.

Permita-se aprender com a repetição. Ser perseverante é a chave para que qualquer coisa realmente funcione.

 

10) Válvula de Escape

Falando das respostas que o estresse gera no nosso corpo, quero ressaltar que todos os nossos sintomas são parte de reações químicas que nosso corpo produz.

A principal substância que nosso corpo produz durante o estresse é o CORTISOL, que é responsável pela regulação dos comportamentos sociais.

Durante a fase de estresse nosso corpo produz cortisol, adrenalina e noradrenalina. Essas substancias fazem aumentar nossa frequência cardíaca, aumentar a sudorese, aumentar a taxa de açúcar no sangue, dilatar as pupilas, diminuir as atividades gastrointestinais, diminuir nossa imunidade, contrair o baço eliminando mais hemácias. Todas essas reações se enquadram no que chamamos de “Estado de Luta ou Fuga”.

Se tivermos picos de estresse constantes, nossa imunidade fica praticamente inexistente, fazendo com que nosso metabolismo se altere, diminuindo o crescimento e regeneração celular. Como consequência, somos muito mais propensos a doenças e envelhecimento precoce.

Para os fãs de exercício físico e boa forma muscular, aqui temos um balde de água fria. O excesso de cortisol faz com que aconteça quebra das fibras musculares, o que chamamos de ação proteolítica, enfraquecendo os músculos. Sendo assim, ficar estressado te faz malhar mais por menos resultado.

Muitos dizem que o exercício físico é uma excelente válvula de escape, concordo plenamente. Ele faz com que os hormônios da alegria e prazer sejam liberados, melhorando nosso humor, fora que elimina o que temos de acúmulo no corpo. No entanto, precisamos ter critério. Tudo em excesso faz mal. Assim como os exercícios.

 

Para termos uma vida mais saudável, feliz e organizada, procure se divertir. Dê risada, saia com sua familia e amigos, dê vida à sua imaginação.

A vida é curta demais para perdermos tempo preocupados! Aproveite o caminho, parando para observar as flores que estão nele!

 

 

Até breve!